Plano em Foco

Ícone

Redes de computadores e Linux, por Gustavo Lopes

Primeira Proposta para o Livro

Escrevi um artigo para que você tenha a idéia de qual será o conteúdo do livro. Este artigo pode ser baixado clicando-se na figura abaixo. Em breve palavras, este artigo mostra uma prévia da Tabela de Conteúdo do livro, com 8 partes e 26 capítulos, com os títulos dos mesmos.

proposta

Você, é claro, pode ajudar a direcionar melhor (se achar que não está satisfatório o caminho que estou tomando) ou escrever para mim, neste blog, qualquer opinião ou dúvida que quer ser esclarecida no livro.

Arquivado em:Redes de Computadores,

4 Responses

  1. Magnun disse:

    Olá Gustavo!

    Cara, nota 10 o seu conteúdo! Estou realmente impressionado! Também comecei a editar um “curso de redes” onde abordo o modelo em camadas OSI (http://under-linux.org/blogs/magnun/curso-de-redes.html). Claro que não é do mesmo nível que o seu, mas tento fazer minha parte! Fiz ele bem simples porque é mais introdutório. Posteriormente vou abordar assuntos mais complexos…

    Se você estiver aceitando ajuda com o Livro, pode contar comigo!

    Até mais…

  2. Gustavo Lopes de Oliveira Santos disse:

    Cara, muito bom ouvir isso de uma pessoa entendida no assunto, como você é. E quanto às suas palavras, “Claro que não é do mesmo nível que o seu”, eu duvido muito que eu conseguiria produzir algo no SEU nível, pois você certamente tem muito mais conhecimento e experiência em redes.

    Quanto ao modelo ISO/OSI, você poderá notar que eu não sou muito fã dele, mas pretendo abordá-lo neste projeto de livro. Talvez você possa mesmo me ajudar, caso queira, é claro. Seria uma honra!

    Obrigado pelo comentário, e qualquer correção pode falar comigo!
    Abraço!

  3. Magnun disse:

    Que isso gustavo!! A organização do seu livro é algo incrível!!

    Quanto ao Modelo ISO/OSI, eu até gosto dele! Mas acho que é impossível abordar redes sem falar dele. Acho o TCP/IP com 5 camadas mais legal por combinar Aplicação, Apresentação e Sessão em uma única camada (o que é mais lógico) mas os protocolos hoje em dia caminham para algo mais segmentado. Como por exemplo o SSL que eu (particularmente) considero como sendo da camada 5 e 6, o que derruba o modelo TCP/IP… É aquela estória de protocolo DE FACTO…

    Se quiser usar algum conteúdo meu no seu livro sinta-se a vontade!

  4. Gustavo Lopes de Oliveira Santos disse:

    Obrigado! Fico feliz que tenha gostado da organização do livro!

    🙂

Deixe um comentário

