Plano em Foco

Ícone

Redes de computadores e Linux, por Gustavo Lopes

Endereço de Broadcast na camada enlace

Pergunta: Qual o endereço de broadcast usado por um hospedeiro da rede local, para enviar um quadro Ethernet para todas as outras máquinas na rede?

Um certo concurso trouxe a seguinte sentença (Certo ou Errado):

Os protocolos utilizam pacotes broadcast e multicast na camada 2 do modelo OSI (open systems interconnection) para se comunicarem com toda a rede ou com partes dela. Quando a comunicação é do tipo broadcast, deve ser enviado um pacote para o endereço 0xFFFFFFFF.” (Anatel 2008, Prova L, questão 91, CESPE)

erroBom, você, confiante, diria que esta questão está correta, pelo simples fato do endereço 0xffffffff.

Porém, saiba que esta questão está errada.

Primeiro, porque só existem 8 “efes” ali naquele suposto endereço de broadcast de camada enlace. O certo seriam doze “efes”, assim: 0xffffffffffff. Se você pensou que o erro é o “zero xis” (0x) antes dos “efes”. está enganado, pois 0x é a representação usada para indicar números hexadecimais, não fazendo parte do próprio número. O erro realmente é a largura do endereço MAC, que, na afirmação da prova acima, tem apenas 32 bits (4 bits vezes oito efes), em vez de 48 bits. Este endereço, transformado para o verdadeiro endereço MAC de 48 bits, é 0x0000ffffffff.

Segundo e mais complexo: a primeira parte da afirmação diz que é possível que haja um endereço destino multicast para quadros de camada enlace. Isso é possível? Multicast na camada enlace? Bom, é possível, por incrível que pareça, conforme você pode ver aqui.

Ou seja, a questão é “Errada” por conta da segunda parte. Agora, o que acho estranho é a questão dar a entender que Ethernet é um protocolo do modelo ISO/OSI. Não sei se isso é verdade… pensei que Ethernet poderia ser mapeado para o modelo pseud0rreferencial, mas não que este pertencia aquele.

Anúncios

Arquivado em:Redes de Computadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: