Plano em Foco

Ícone

Redes de computadores e Linux, por Gustavo Lopes

Só Cisco?

Os cursos da Cisco são o máximo. Principalmente os livros da CiscoPress.

Porém, uma coisa que tenho observado, e que, sinceramente, me deixa muito perturbado, é a miopia de alguns. Para tais pessoas, somente de Cisco viverá a rede: a Cisco é a empresa infalível, tudo que ela faz é a melhor e talz. Nenhuma das outras presta.

redesredes

Sejamos sinceros, isso é bom? A Cisco tem prestado uma enorme contribuição no mundo das telecomunicações. Mas minha pergunta é: será que este monopolismo mental é bom? O redista só pensar em Cisco, comprar somente livros da Cisco press – esquecendo livros acadêmicos como Kurose e Ross – e assim por diante?

Nunca esqueço o tamanho da raiva que fiquei quando, lendo um livro para o CCNP (versão antiga),  o autor comenta, com alto grau de soberba, que “após avaliar todas as alternativas, você escolherá, logicamente, Cisco”.

Gosto de Cisco (dos livros, dos cursos, do conteúdo), e farei outras certificações. Contudo, atenção.

Arquivado em:Papo não-técnico,

2 Responses

  1. Magnun disse:

    O ruim de sempre se basear em literaturas Cisco é que eles nem sempre seguem padrões. Um dia errei uma questão em uma prova sobre OSPF (padrão IEEE)… Respondi com confiança, mas eu estava errado porque me baseei na minha experiência com Cisco. E depois de ler uma RFC enorme vi que a cisco implementou diferente do padrão…

    Mas existem outros fabricantes muito bons também. Já trabalhei com Foundry e ele ótima.

    Até mais…

  2. Lostsoul disse:

    Foundry, Juniper, Extreme Networks, etc… 😀

Deixe um comentário

